26 outubro, 2009

33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Utopia e Barbárie
Silvio Tendler / Espaço Unibanco

Eu sei, eu falei que só segunda, mas hoje eu dei uma escapulida e fui ao cinema. Depois de fazer um concurso ridículo para dar aula na prefeitura tive que ir ao conjunto nacional trocar meus ingressos para essa semana. Bem acompanhado pela Suzina acabamos assistindo "Utopia e Barbárie"

Quem dirige é Silvio Tendler, diretor também "Anos JK", "Jango", "Glauber, o filme" e um documentário ótimo sobre o Milton Santos. Nesse novo filme, que demorou 19 anos para ficar pronto, o recorte é mais amplo. Propõe um debate desde o final da 2ª GM até o Obama.

O filme traz, felizmente, uma visão dos principais episódios que mobilizaram a população e movimentaram a esquerda nas últimas décadas. Fala sobre Revolução Chinesa, Cubana, Allende, Ditaduras na America Latina, Movimentos de 68, Diretas, Vietnã, Queda do Muro, Collor, Iraque, Sionismo, Conflito entre Palestina e Israel e mais. Ou seja, tudo me interessa bastante e que acho que todos deviam saber um pouco para entender algumas coisas que estamos vivendo.

Me surpreendeu a edição do filme, muito bem feita e a qualidade das entrevistas. Entre os entrevistados: Susan Sontag, Eduardo Galeano, Augusto Boal, Ferreira Gullar, Dilma, Leandro Konder e o fantástico Apolônio de Carvalho que faleceu durante a produção do filme e recebe uma merecida dedicatória no final.

Depois do filme um rápido debate com o diretor, algumas perguntas bestas das pessoas e novamente um microfone sem funcionar.

Vejam o trailer:



Nota: 5/5

Nenhum comentário: