01 dezembro, 2009

partidos

Democracia, já tive que escrever um texto de 30 linhas sobre esse tema np último semestre da faculdade, mas cada dia mais eu mesmo me questiono sobre ele.

Me sinto besta escrevendo aqui, mas relaxo quando lembro que quase ninguém lê e que no fundo, isso aqui é para eu me lembrar dos meus questionamentos no futuro. Me sinto besta porque existem tantas coisas bacanas escritas sobre esses debates, textos que eu podia estar lendo ao invés de propagar aqui meu ínfimo conhecimento e simples dúvidas.

Meu principal motivo de acreditar um pouco nessa democracia fingida que vivemos é o caso do Allende no Chile que, em 1970, tornou-se presidente democraticamente e começou a fazer mudanças sociais, mexer nas estruturas, até os EUA pirarem na batatinha e junto com os reacionários do país bombardearem o palácio e instaurarem uma das piores ditaduras já vistas.

Nunca as pessoas que realmente mandam, os donos do Capital com letra maiúscula, os que mandam por detrás dos que aparecem deixarão que alguma mudança seja feita. O PT mostrou-se uma piada de mal gosto. Esses dias no bar uma amiguinha falou que com a Marta era incrível e que o CEU no meio da periferia era lindo e a minha outra amiguinha respondeu (muito bem) que aquilo era puro Pão e Circo. A idéia nunca foi acabar com a 'periferia', acabar com as comunidades pobres, fazer com que elas tenham dignidade de viver, mas sim conforma-la. Dar um teatrinho, uma piscininha de modo que eles não reclamem de viverem explorados para que outros usufruam da riqueza que criam.

Outro debate que tem surgido diversas vezes nas últimas semanas. Anular voto, já tive diversas opiniões que seguem mudando, vale a pena votar no menos pior? Dar o meu voto não é um ato de corroboração ao sistema do qual ele é a teórica base? Mas anular muda algo? Alguém no mundo vê os menos de 10% de votos nulos como um protesto?

Enquanto isso vou seguindo nesse ostracismo de gerar a riqueza pro outro e não ajudar em nada a mudança que eu gostaria de ver.

Nenhum comentário: