11 outubro, 2007

Livro: Bússola Dourada


Há alguns anos um amigo do colégio me indicou um livro, falou que era bem legal e levou para me emprestar. Na contra-capa dizia que aquele livro deixava o Harry Potter parecendo inócuo. Poxa, eu gosto de Harry Potter e fiquei com vontade de ler. Era uma trilogia, chamada Fronteiras do Universo (His Dark Materials). E li, os três, e vou te falar... é bom, viu!?

No primeiro livro, chamado Bússola Dourada (rebatizado agora de Bússola de Ouro e reeditado pela Objetiva), a personagem principal é apresentada. Uma menina chamada Lyra, de 11 anos vivendo em uma Londres, mais especificamente na Universidade de Oxford, totalmente diferente do que conhecemos. Com ajuda de seu Daemon (basicamente um espírito em forma animal), Lyra tem sua rotina totalmente alterada após alguns acontecimentos e cruzará em sua jornada com ciganos, ursos de armadura, bruxas e outras coisas deveras legais (tipo zeppelins, não sei porque, mas gosto de zeppelins)!

No segundo (Faca Sutil) e terceiro (Luneta Âmbar) as aventuras continuam com a entrada de um segundo protagonista e com outros universos paralelos sendo explorados. Diversos outros personagens legais, como Anjos, uma pessoa que quer matar Deus e tem uma poeira muito misteriosa!

Um livro classificado Infanto-Juvenil, porém bem mais sombrio do que de costume, com certeza irá agradar não só adolescentes como qualquer pessoa que goste de uma boa fantasia. O primeiro livro está sendo adaptado para o cinema pela NewLine, embora eles tenham mandado bem com Senhor dos Anéis, fico meio receoso. Acho que vão diminuir a crítica a igreja e coisas assim. Mas o elenco está muito bom, entre eles: Nicole Kidman (Satine ou Grace Margaret), Daniel Craig (007), Eva Green (Bond Girl), Christopher Lee (Saruman ou Conde Dooku) e Ian McKellen (Gandalf ou Magneto).

Meu conselho é que você leia logo o livro, pelo menos antes de ver o filme. Segue aqui o link para ver o trailer:
http://movies.yahoo.com/movie/1808718640/video/4451177/

Nenhum comentário: